Os números das eleições 2016 por todo o país
Segundo informações veiculadas pela mídia nacional com base em dados do TSE (Tribunal Superior eleitoral), uma primeira parcial do perfil dos candidatos que vão disputar as eleições este ano mostra que a maioria dos pretendentes a uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador têm ensino superior ou médio completo. Os dados compilados até as 19h50m de segunda-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)revelam também que os homens são maioria (70%). O prazo para registrar as candidaturas já se encerrou, mas até o dia 20 ainda poderá haver mudanças.
Até o início da noite de ontem, 15, o TSE havia registrado mais de 8,6 mil candidatos a prefeito e mais de 230 mil candidatos a vereador. Em 2012, no total, foram 15.791 candidatos a prefeito e 449.792 a vereador.
As eleições municipais também serão acirradas. A taxa é de 6,4 candidatos a vereador por vaga. No caso dos prefeitos, são 2,5.
Pelo perfil da faixa etária, cerca de 31% dos candidatos registrados têm entre 40 e 49 anos. A segunda faixa com maior número de candidatos registrados é a de 50 a 59 anos (24%).
O perfil profissional dos candidatos é variado, mas há uma freqüência maior de servidores públicos municipais (16.960), seguido de agricultores (16.926) e comerciantes (15.952).
Aproximadamente 55%dos candidatos se identificaram como brancos. Outros perfazem um total de 36%. Em todo Brasil, os candidatos casados são maioria (56%). Já os solteiros representam 33% dos registros apresentados e processados pela Justiça Eleitoral até o início da noite ontem.
No Rio de Janeiro, a disputa deverá ser ainda mais acirrada. Segundo o TSE, serão 12 candidatos a vereador por vaga. No caso das prefeituras, serão três candidatos para cada vaga. Até o fim da noite de ontem, o Estado do Rio havia registrado 186 candidatos a prefeito.
O PSDC participa dessas eleições com candidatos a vereador em varias cidades e capitais em todo pais. É a Democracia Cristã fazendo parte da história.
Com dados compilados do MSN Noticias.
Democracia Cristã: 70 anos de Brasil!