DEMOCRATA CRISTÃOS DAS AMERICAS SE REUNEM PARA FIM DAS PERSEGUIÇÕES POLITICAS NA VENEZUELA
Mudanças Climáticas, Segurança, Política sobre drogas, integração regional, proteção da família, energia, educação de qualidade e imigração, fazem parte da pauta de discussões e debates da ODCA – Organização Democrata Cristã das Américas. A agenda foi estabelecida durante encontro entre os representantes de vários países e os partidos políticos que são membros da organização, ocorrido na cidade do Panamá no dia 14 de maio. Além dos temas estabelecidos a preocupação da ODCA é com a modernização e fortalecimento dos partidos políticos para enfrentar a crise de confiança de que são alvos e do fortalecimento do discurso humanista cristão.
Para atingir esses objetivos, consignados na “Agenda Legislativa Latino Americana”, a organização designou quatro coordenadores para estabelecerem uma ação conjunta sendo eles: Jaime Trobo, do Uruguai, José Ramos, do Panamá, Hildebrando Tapia, do Peru e Pablo Iturralde do
Uruguai.
Na reunião também estiveram presentes o representante do Programa de Partidos Políticos e Democracia Manfred Steffen, o Presidente da ODCA, Jorge Ocedo, que conduziu os trabalhos, o Ministro do Governo do Panamá e Presidente do Partido Popular, Milton Henriquez e a Senadora Mariana Gomez acompanhada de Martin Orozco Sandoval, do México. Além desses estiveram presentes a reunião representações de Honduras, Republica Dominicana, Venezuela, Colômbia, Bolívia e o Vice Presidente do Instituto Democrata Cristão, Cesar Maia.
O encontro se encerrou com a aprovação de um documento pedindo a retomada do diálogo na Venezuela, a libertação de todos os opositores do governo Nicolas Maduro que estão presos, o fim da perseguição aos dissidentes e a realização de eleições limpas e imparciais com a presença de observadores internacionais.