Entrevista do Presidente Nacional do PSDC José Maria Eymael
Presidente nacional do PSDC – Partido Social Democrata Cristão, visita Dourados nesta sexta-feira, em solenidade marcada para o Auditório da OAB, a partir das 19h30. Nesta oportunidade o ex-deputado federal constituinte José Maria Eymael fará uma explanação do crescimento da legenda em todo o território nacional e especialmente no Mato Grosso do Sul.
Defensor dos bons costumes e estadista por excelência, Eymael diz categoricamente acreditar num Brasil farto e próspero em todos os níveis sociais. Esses e outros assuntos, como criar o Ministério da Família, reforma no sistema político vigente, eleição de deputados, senadores e governadores no próximo pleito. Acompanhe
Como nasceu o Partido Social Democrata Cristão?
O PSDC foi fundado em 1995 para resgatar a Democracia Cristã no Brasil, uma vez que em 3 de abril de 1993, os dirigentes do PDC o extinguiram através da fusão com outra sigla partidária, o PDS.
Qual sua expectativa em estar pela primeira vez em Dourados nesta sexta-feira?
É muito grande. Quero abraçar meus vencedores companheiros de Dourados e conhecer essa tão importante cidade do MS. Sabemos da pujança dessa gente e queremos continuar nossa caminhada elegendo vereadores como Aguilera de Souza, primeiro indígena e primeiro vereador do nosso partido no segundo maior colégio eleitoral do Estado e também parabenizar a vereadora Virginia, eleita pelo PP, partido que formou arco de aliança conosco nas eleições passadas. Destacar o extraordinário trabalho conduzido pela Executiva Municipal, na pessoa do Geraldo Sales e toda sua equipe.
O senhor acredita em reforma política no Brasil?
Claro. Ela é absolutamente necessária para a existência de igualdade de oportunidade para todos os partidos políticos, como igual tempo de televisão e rádio.
Caso realmente ocorra a tão propalada reforma política, o PSDC corre o risco de desaparecer?
Absolutamente, não. Hoje o PSDC é um dos partidos que mais cresce no Brasil. A eleição de 19 vereadores do PSDC em 11 capitais brasileiras é uma prova inequívoca disso. Não há o que temer, aliás, estamos realmente preparados para assumir postos relevantes para o bem da população brasileira.
Conta-nos como foi a sua experiência como deputado federal constituinte?
Valeu a pena ter vivido para ser um Constituinte. Aprovei 145 propostas, a maior parte delas presentes na Constituição Federal e fazendo parte do dia a dia dos brasileiros, como o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço e no mínimo de 30 dias.
O que o senhor espera deste encontro de sexta-feira no Auditório da OAB em Dourados?
Um grande e construtivo debate e o fortalecimento das lideranças do PSDC no MS, sob a liderança do extraordinário presidente estadual, Eliseu Amarilha, pessoa que não tem medido esforços para expandir o nome do partido em todos os quadrantes do Estado, dentre muitas outras lideranças.
Quais as projeções para as eleições 2014 em MS e em todo o Brasil?
O PSDC vai crescer muito e eleger uma forte bancada de deputados federais, inclusive com deputados federais eleitos no MS, além de dezenas de deputados estaduais, etc.
Qual a mensagem que o presidente nacional do PSDC deixa para os eleitores de MS?
Acreditem no Brasil, sejam fiéis aos seus ideais e defendam os valores da Família. A Família é tudo!
BIOGRAFIA: José Maria Eymael é casado, tem dois filhos e cinco netos. José Maria Eymael nasceu em Porto Alegre em 1939 e formou-se em direito e história natural pela PUC–RS. Advogado com especialização em Direito Tributário e empresário há três décadas. O interesse pela política começou cedo.
Eymael presidiu o Centro Acadêmico São Tomás de Aquino da Faculdade de Filosofia da PUC–RS e a Federação dos Estudantes Universitários do Rio Grande do Sul – FEUP. Em 1962 ingressou no Partido Democrata Cristão até a extinção com o Ato Institucional Número Dois, o AI-2, que extinguiu o pluripartidarismo e criou o bipartidarismo entre a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) do governo e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) da oposição.
José Maria Eymael foi deputado por diversas ocasiões. Disputou a eleição para a prefeitura de São Paulo pelo Partido Democrata Cristão (PDC). No ano seguinte foi eleito deputado federal por São Paulo e participou da Assembléia Nacional Constituinte que aprovou a Constituição brasileira de 1988. Em 1990, foi reeleito Deputado Federal.
Em 1995 José Maria Eymael junto com os setores da Democracia Cristã e do antigo PDS fundou o Partido Social Democrata Cristão (PSDC).