Amapá
DIRETÓRIO REGIONAL
- Presidente:
- Endereço:
- Telefone:
- E-mail:
Dados Gerais do Estado do Amapá
Características: – Situado na região Norte do país, entre o Pará e o Amazonas, o Estado do Amapá está separado da Guiana Francesa pelo Rio Oiapoque, em cuja foz está o extremo norte da costa brasileira. Esse rio é também uma das únicas formas de acesso para o Parque Nacional do Cabo Orange, criado para resguardar uma faixa de 619 mil hectares de manguezais, campos de várzea, cerrado e floresta.
Segundo estado menos populoso do Brasil, tem a maior parte de seus habitantes na capital, Macapá , cidade cortada pela Linha do Equador. O interior do estado é marcado pela Floresta Amazônica, que cobre 80% do seu território.
O ponto alto da sua economia são as reservas de manganês da Serra do Navio. Apesar do progressivo esgotamento das jazidas, a exploração de manganês ainda responde por grande parte do PIB estadual.
O Estado do Amapá, pertencia originalmente aos espanhóis. Durante a União Ibérica entre Portugal e Espanha, a região foi doada ao português Bento Maciel Parente com o nome de Capitania da Costa do Cabo Norte. Após a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, Portugal começou a preocupar-se com a exploração e defesa da região.
Com a construção da fortaleza de São José do Macapá, os portugueses dificultaram os ataques dos franceses. O forte levou 18 anos para ser construído e era o maior do Brasil colonial. Com a independência, em 1822, o Amapá permaneceu ligado à província do Pará e continuou enfrentando problemas de fronteira com a França. Essa questão só foi resolvida definitivamente com a arbitragem do presidente suíço Walter Hauser, em 1900.
Em 1943 o governo federal desvinculou o Amapá do estado do Pará, transformando-o em Território Federal, com capital em Macapá. Em 1946, começou a exploração das jazidas de manganês descobertas na Serra do Navio, concedidas à Indústria e Comércio de Minérios S/A (Icomi), subsidiária da norte-americana Bethlehem Steel, por um prazo de 50 anos. Nos anos 70, junto do Rio Jari, na divisa com o Pará, foi implantado o Projeto Jari, um programa extrativista e agroindustrial do empresário norte-americano Daniel Ludwig. O projeto não se consolidou e, em 1982, o empreendimento foi assumido por empresas brasileiras, lideradas pelo grupo Caemi e pelo Banco do Brasil.
Em 1988 tornou-se o Amapá. Com uma população aproximada de 300 mil habitantes, sua economia é apoiada no extrativismo mineral e vegetal e na agropecuária, na qual se destacam a exploração de madeiras nobres, o cultivo do arroz e a criação de búfalos.
Com alto índice de analfabetismo, o estado também enfrenta graves problemas sociais, principalmente na área da saúde pública, como mostram os altos índices de malária e hanseníase.
Limites: – Guiana Francesa (N); oceano Atlântico (L) e Pará (S e O)
Localização: – Nordeste da região Norte
População: – 368.367 habitantes (2006)
Número de Municípios: – 16
Área: – 142.358 km²
Altitude: – 16,5 m
Distância de Brasília: – 1.783 km
Código DDD: – 96
Divisão Administrativa: – Macapá